Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Estado civil dos brasileiros (2010)

Desq. ou sep. = desquitados ou separados judicialmente


De acordo com o Censo 2010, 50,06% dos brasileiros, com 10 anos ou mais de idade, viviam em união conjugal. Já 49,94% não viviam em união. Do total de brasileiros 34,84% são casados, 1,73% desquitados ou separados judicialmente, 3,10% divorciados, 4,98% são viúvos e 55,35% são solteiros.

Para analisar a natalidade do país, o IBGE usa o conceito de fecundidade (número médio de filhos tidos nascidos vivos por mulher ao final de seu período fértil). A fecundidade das brasileiras vem caindo ao longo das décadas. Em 1960, essa taxa era de aproximadamente seis filhos por mulher. Já em 2010, a média é de, aproximadamente, dois filhos por mulher.

O número de casais sem filhos também está aumentando no Brasil. A intensa participação da mulher no mercado de trabalho, a educação com relação a métodos contraceptivos, mudanças culturais no comportamento, entre outros fatores, influenciam diretamente as taxas de fecundidade de um país.


 Quer saber mais?


Portal do IBGE Site do Censo 2010

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Estatísticas do Registro Civil

Portal do IBGE Séries históricas - Taxa de fecundidade total

Portal do IBGE Séries históricas - População e demografia - Nupcialidade (casamentos, separações, divórcios)


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística