Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Em 2005, todos esperam um mundo mais tranqüilo (em paz), um país em sintonia com os anseios da sociedade e famílias vivendo em harmonia. Nesse espírito, o IBGE vai continuar cumprindo sua missão de "retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania".

Ano novo também é um período em que se costuma pensar em propostas de ações positivas para tornar o mundo melhor. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou dois temas para mobilizar os países em 2005: microcrédito e esportes.

A ONU espera estimular os governos a investirem no microcrédito como ferramenta de combate à pobreza. A proposta é criar meios para facilitar o acesso dos mais pobres a políticas de crédito para financiarem seus investimentos (abrirem pequenas empresas, por exemplo). A instituição cita a América Latina como exemplo de região na qual esse tipo de iniciativa vem se popularizando e se convertendo em uma política de desenvolvimento nacional.

Segundo o Subsecretário para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, José Antonio Ocampo, nos países que adotaram o microcrédito, os beneficiários desse instrumento de apoio são os que mais têm gerado empregos.

Em relação ao esporte, a ONU pretende alertar os países para a utilização do esporte na promoção da educação, saúde, desenvolvimento e paz. Em continuidade aos projetos da ONU relacionados à prática esportiva, o objetivo é seguir a linha de ação que vai desde projetos para que crianças de acampamentos de refugiados possam jogar futebol, até programas que vinculam a participação nos esportes à assistência escolar e à geração de empregos.

As campanhas vão contar com o apoio de grandes ídolos do esporte para falarem sobre os benefícios da prática de esportes, tanto para vida das pessoas como para a sociedade em geral.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística