Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Para preservar e proteger a fauna, a flora e o meio ambiente em sua totalidade, a criação das Unidades de Conservação é uma das iniciativas desenvolvidas pelos governos municipal, estadual e federal. Outra, restrita ao âmbito do Governo Federal, é o reconhecimento oficial de algumas áreas como Terras Indígenas que visa preservar o habitat e garantir a sobrevivência dos grupos indígenas no Brasil, essas Terras são criadas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

As terras indígenas ocupam cerca de 12,9% do território nacional. As terras indígenas do Brasil ocupam uma área de aproximadamente 1.100.000 km2 de extensão, maior do que o território da França (549.190 km2) e do Reino Unido (243.610 km2) juntos.

A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. Essas invasões estão relacionadas à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e hidrelétricas. O resultado disto é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam.

Mapa dos parques e terras Indígenas

 

Mapa de parques e Terras Indígenas no Brasil
Você pode baixar este mapa para o seu computador
clicando no nome do arquivo para consulta permanente.

Arquivo para download brasil_terras_indigenas.pdf

 


Quer saber mais?

Portal do IBGE Indígenas

Portal do IBGE Brasil 500 anos


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística