Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.

As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro.

Já as depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais baixas que as altitudes das áreas adjacentes, inclusive aquelas que se encontram abaixo do nível do mar. Um exemplo é a depressão amazônica.

Também fazem parte do nosso relevo os patamares, tabuleiros, chapadas e serras.

Mapa das unidades de relevo do Brasil

 

Mapa das unidades de relevo do Brasil
Você pode baixar este mapa para o seu computador
clicando no nome do arquivo para consulta permanente.

Arquivo para download brasil_unidades_de_relevo.pdf

 


Quer saber mais?

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Mudanças na Cobertura e Uso da Terra

Portal do IBGE Atlas Escolar


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística