Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

"Flora" é o conjunto de espécies vegetais que compõe a cobertura vegetal de uma determinada área. A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares e milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas.

São inúmeras as aplicações das espécies florestais: alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis; fabricação de tecidos e papel; produção de perfumes, inseticidas e outras. A enorme variedade de utilização das plantas comprova a sua importância na vida do homem.

As plantas com flores, conhecidas como angiospermas, formam o principal e mais importante grupo de plantas terrestres. No mundo, estima-se que o número total está próximo de 250.000 espécies. No Brasil, calcula-se existir cerca de 50.000, ou seja, 20% do total de espécie no mundo. Também ocorrem no Brasil espécies de outros grupos, tais como: gimnospermas (um exemplo é o Pinheiro do Paraná), pteridófitas (samambaias são um bom exemplo), briófitas (a exemplo dos musgos) e algas.

Proteger a flora pode significar equilibrar todas as atividades desencadeadas pelo avanço tecnológico, reduzindo a poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema energético, a falta de alimentos no mundo e até mesmo a crise econômica.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística