Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Porcentagem de residentes nas zonas urbana e rural (2015)

De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015 a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais. A Grande Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.

Nas décadas de 1970 e 1980 o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje, o deslocamento do campo para a cidade continua, porém, em percentuais menores.

O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Manaus, entre outros.


 Quer saber mais?


Portal do IBGE Site do Censo 2010

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Arranjos Populacionais

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Cidades Sustentáveis

Portal do IBGE Geografia - Regiões rurais

Portal do IBGE Geografia urbana - Arranjos populacionais

Portal do IBGE Trabalho e rendimento - PNAD 2015

Agência IBGE de Notícias Brasil ainda não tem cidades sustentáveis

Agência IBGE de Notícias Segurança da mulher é termômetro da cidade sustentável

Agência IBGE de Notícias IBGE descreve processo de urbanização brasileira


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística