Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Pirâmide etária (Brasil - 2016)

A pirâmide etária brasileira nos fornece importantes informações sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas. Notamos que a maior concentração população, mais de 50%, está na faixa etária de 0 a 34 anos. Isso significa que o Brasil é um país jovem. Porém, essa realidade está mudando. A queda das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população colaboram para que, em algumas décadas, o Brasil seja um país adulto.

Também notamos que, nos grupos de idade a partir dos 80 anos, o número de mulheres supera bastante o de homens. No Brasil, o homem, geralmente, morre antes que a mulher. Isso pode ser explicado por alguns fatores, como: maior consumo de álcool, tabagismo, doenças ligadas ao sobrepeso e violência urbana.

Comparar pirâmides etárias de diferentes décadas é uma interessante ferramenta para analisar mudanças nos grupos de idade no Brasil.


 Quer saber mais?


Portal do IBGE Site do Censo 2010

Portal do IBGE Trabalho e rendimento - PNAD 2015


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística