Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Porcentagem de residentes que não vivem na Unidade da Federação em que nasceram (2015)

Os processos de migração de referem ao deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico de forma temporária ou permanente. São vários os motivos para a migração: culturais, religiosos, ligados às condições da natureza, políticos ou econômicos, sendo que esse último é o principal fator que influencia a migração nos dias atuais.

De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, 38,22% dos brasileiros não moravam no município onde nasceram, sendo que 15,34% moravam em um estado diferente do que nasceram. Os estados de Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso foram os com maiores percentuais de pessoas que não nasceram lá.

De acordo com o Censo 2010, com relação a migração entre países, o Brasil recebeu, em 2010, 268,5 mil imigrantes internacionais. A grande maioria deles (vindos dos Estados Unidos e Japão) eram brasileiros que haviam saído do país para morar no exterior e estavam retornando.


 Quer saber mais?


Portal do IBGE Site do Censo 2010

Portal do IBGE Estados@ - Migrações

Portal do IBGE Brasil em síntese - proporção de migrantes entre grandes regiões, UFs e municípios

Portal do IBGE Trabalho e rendimento - PNAD 2015


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística