Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

O conhecimento da forma, posição e extensão do território brasileiro, se faz por meio de representação cartográfica, constituindo o Sistema Cartográfico NacionalÉ constituído por entidades nacionais, públicas e privadas. Congrega as atividades cartográficas em todo Território nacional, previstas pelo Decreto-lei no. 243.; de co-responsabilidade do IBGE, e com base em marcos de coordenadas (latitude, longitude e altitude) espalhados por todo o território, constituindo o Sistema Geodésico BrasileiroÉ o conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, que são determinados porprocedimentos operacionais e coordenadas calculadas, segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam., onde o IBGE é o responsável pela implantação e manutenção.

O mapeamento sistemáticoÉ o conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, que são determinados porprocedimentos operacionais e coordenadas calculadas, segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam., fundamental para o conhecimento do País, tem sido historicamente uma responsabilidade compartilhada pelo IBGE e pela Diretoria do Serviço Geográfico do Exército. Além disto, compete ao IBGE a produção de mapas temáticosrepresentação sobre fundo básico (topográfico, geográfico ou hidrográfico) , de sínteses de pesquisa e estudos geográficos, e de outros temas. Exemplo: agrícolas, arqueológicos, climáticos, de endemias, de uso da terra, de vegetação, econômicos, educacionais, dentre outros. ( Dicionário Cartográfico. Cêurio de Oliveira, 4ª Edição. Rio de Janeiro, IBGE, 1993) e de unidades territoriais, de acordo com a disponibilidade de informações e as demandas recebidas.

A seguir são apresentadas informações sobre a posição e localização do território nacional acompanhadas do mapa físico do Brasil.

Mapa Físico do Brasil

Mapa Físico
Você pode baixar este mapa para o seu computador clicando no nome do arquivo.

Arquivo para download mapafisico.zip
Download a 28.8: 2 min.


O Brasil está localizado no continente americano e ocupa a parte centro-oriental da América do Sul. É cortado pelo Equador e Trópico de Capricórnio, com a maior parte de suas terras situando-se nas latitudes mais baixas do globo, o que lhe confere as características de país tropical.

Os limites se estendem por 23.086 Km, dos quais 15.719 Km correspondentes à linha divisória com países da América do Sul, dos quais apenas o Chile e o Equador não têm fronteiras com o Brasil. A costa brasileira se estende pelo Oceano Atlântico, cobrindo 7.367 Km. Nesta linha costeira, observa-se a ausência de acidentes geográficos de expressão: terra e mar coexistem harmoniosamente, isto é, o mar não invade a terra, e a terra não invade o mar.

Com uma área de 8.514.876,599 Km2, o Brasil configura-se como o maior País do Continente Sul-americano e, no mundo, só é superado pela Russia, Canadá e República Popular da China, se consideradas apenas as terras contínuas, e pelos Estados Unidos, levadas em conta as terras descontínuas.

Observe que o território brasileiro alcança as suas maiores dimensões na faixa entre o Equador e o trópico de Capricórnio, que compreende 90% do território nacional. Com uma forma triangular, o país tem a sua base voltada para o norte e, em consequência deste alargamento, as pontas extremas são praticamente eqüidistantes, sendo as medidas entre elas consideráveis: 4.394,7 km no sentido norte-sul e 4.319,4 km no sentido leste-oeste.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística