Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Os herbários armazenam e conservam as amostras de plantas secas, ou de parte destas, provenientes de diferentes locais e ambientes do mundo todo ou, em alguns casos, de um ecossistema.

O herbário é como uma biblioteca. A diferença é que seu acervo não é composto de livros e sim de vegetais secos e conservados. Por isso, é considerado o detentor das informações sobre a flora de uma região - a que foi extinta e a atual.

Atividades de um herbário

As amostras de plantas chegam aos herbários acompanhadas por etiquetas com dados sobre elas e sobre o local em que foi feita a coleta. Até que uma amostra de planta faça parte do acervo de um herbário, ela tem que passar por diversas etapas. A primeira consiste em procurar coletar uma planta com flor e/ou fruto e em excelente estado de conservação.

Veja quais são as atividades de um herbário:

Os herbários no Brasil

O primeiro herbário implantado no Brasil foi o herbário do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, fundado em 1808, ainda no Brasil Colônia. No século passado, quatro outros herbários foram criados: no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1890), na Escola de Farmácia de Ouro Preto, Minas Gerais (1892), no Museu Paraense Emílio Goeldi, no Pará (1895) e no Instituto Florestal de São Paulo (1896).

As informações aqui apresentadas foram obtidas de Ariane Luna Peixoto - Departamento de Botânica/UFRRJ e Maria Regina de V. Barbosa - Departamento de Sistemática e Ecologia/UFPB. E-mails:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualmente, o Brasil conta com 113 herbários ativos, que guardam um acervo de 4.187.154 espécimes vegetais.

Os herbários brasileiros que guardam maior número de exemplares - cerca de 100 mil - encontram-se espalhados pelo território nacional. Veja no quadro onde eles se encontram.

Herbários do IBGE

O IBGE mantém dois herbários: o herbário da Reserva Ecológica do Roncador - RECOR -, e o herbário originário do Projeto RADAMBRASILSigla de um projeto cujo primeiro objetivo foi conhecer a realidade cartográfica e os recursos naturais da Amazônia. Foi criado em 1970, no contexto do Programa de Integração Nacional (PIN), com o nome de Comissão de Levantamento Radagramétrico da Amazônia (CRADAM). Mais tarde, em 1975, tendo a área do projeto se extendido para todo o território brasileiro, passou a chamar-se Comissão Executora do Projeto RADAMBRASIL. Em 1985, o projeto foi integralmente incorporado ao IBGE, passando a figurar na estrutura deste Instituto e capacitando-o para desenvolver pesquisas de recursos naturais e meio ambiente, com o objetivo de formar uma memória nacional nesta área.. O primeiro está localizado na própria Reserva, no Distrito Federal. Foi criado na década de 70 e, atualmente, sua coleção botânica possui cerca de 40 mil exsicatas. O segundo está localizado em Salvador, na Bahia. Foi incorporado ao IBGE em 1986 e sua coleção totaliza 30 mil exsicatas.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística