Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

"Flora" é o conjunto de espécies vegetais que compõe a cobertura vegetal de uma determinada área. A flora é um recurso de enorme valor, já que cada planta tem uma importância fundamental no conjunto de organismos vivos (biodiversidade) nos diferentes ecossistemasConjunto integrado de fatores físicos, ambientais (ecológicos) e animais (bióticos) que caracterizam um determinado lugar, estendendo-se por um determinado espaço de dimensões variáveis (noção retirada do Glossário de Ecologia, Academia de Ciência do Estado de São Paulo - CNPQ/FAPESP. Publicação ACIESP. Nº 57, 1987.) .

A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares e milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas. Muitas delas encontram-se em fase de extinção; outras, já foram extintas antes de serem conhecidas cientificamente.

Importância das espécies vegetais na vida do homem

São inúmeras as aplicações das espécies florestais: são utilizadas na alimentação, na medicina, vestuário, construção civil, móveis; na fabricação de chapéus, tecidos e papel; na produção de perfumes, inseticidas etc. A enorme variedade de utilização das plantas comprova a sua importância na vida do homem.

Respeitar a flora pode significar equilibrar todas as atividades desencadeadas pelo avanço tecnológico, reduzindo a poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema energético, a falta de alimentos no mundo e até mesmo a crise econômica.

Escolha entre os seguintes temas:

Espécies de plantas: distribuição no mundo e no Brasil
As coleções secas e vivas de plantas: herbários, arboretos e jardins botânicos.
Os herbários
A vegetação brasileira e o ambientalismo: um pouco de história


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística