Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Você conhece o Censo Agropecuário e a Contagem da População? São duas pesquisas muito importantes que o IBGE realiza este ano, para atualizar as informações sobre nossas atividades de agropecuária e as estimativas de população dos municípios. Por serem uma operação conjunta, o Censo Agropecuário e a Contagem da População são também chamados de Censos 2007.

Os Censos 2007 são os primeiros levantamentos censitários deste novo milênio. E a novidade é que os recenseadores do IBGE passaram a usar um computador de mão, chamado PDA, na coleta das informações!

A Contagem da População percorreu todos os municípios com até 170 mil habitantes, e mais outros 21 com população acima dessa faixa, e o Censo Agropecuário visitou todos os estabelecimentos agropecuários do país. Que tal conhecer mais sobre eles?

Um pouco de história

Você sabe desde quando se pesquisam as atividades agropecuárias?

As atividades agropecuárias brasileiras foram objeto de levantamento censitário pela primeira vez em 1920, com os Censos Econômicos. Foram pesquisados dados de estoque, pessoal ocupado, maquinaria e produção e movimento de animais (compra, venda e abate). Os Censos Econômicos fizeram parte do Recenseamento Geral de 1920, realizado pela Diretoria Geral de Estatística. Nessa época, o IBGE ainda não existia. Ele só foi criado em 1936.


... E a contagem da população?

O IBGE realizou a primeira Contagem da População no meio da década de 90, em 1996. Antes disto, a população só era contada nos recenseamentos, que ocorriam aproximadamente de 10 em 10 anos. A Contagem da População surgiu por causa de uma necessidade de atualizar as estimativas da população.

Em 2007, esta operação está sendo feita com os mesmos objetivos, pois continuam fortes as demandas pelas atualizações das estimativas de população no período entre um censo e outro. O maior exemplo da importância da Contagem está nos municípios que dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios: para receber os recursos adequados, cada município precisa saber com exatidão seu número de habitantes.

O que o IBGE pesquisa nos Censos 2007?

A palavra "agropecuária" significa atividades ligadas à agricultura (produção vegetal) e à pecuária (criação animal).

Cada tipo de animal tem suas utilidades e é isso que o IBGE registra e quantifica, através das perguntas sobre pecuária no Censo Agropecuário. A produção de ovos de galinha e de outras aves, a produção de leite de vaca (e também de búfala e de cabra!), de mel de abelha e própolis, de lã, de seda... e, ainda, a utilização de animais para transporte e produção de carne.

Já a produção vegetal é uma atividade muito variada, que inclui a produção de espécies florestais (silvicultura), a extração vegetal, a lavoura permanente e a temporária, e a horticultura. Na lavoura temporária, como é o caso do feijão, do milho, da abóbora, depois de colhido o produto, é preciso plantar outra vez para ter uma nova produção. Na lavoura permanente, é só continuar colhendo. Alguns exemplos de lavoura permanente são as frutas que dão em árvore, como laranja, banana, goiaba, manga. A horticultura é um tipo de lavoura temporária bem específica, porque o ciclo da plantação é ainda menor. Ela inclui verduras e legumes.

O Censo Agropecuário também pesquisa a agroindústria rural, que é a atividade de beneficiamento ou transformação de um produto a partir de uma matéria-prima. É o caso de alguns estabelecimentos rurais que produzem queijo, farinha de mandioca, lingüiça, biscoitos, pães, beneficiam arroz, por exemplo.

Mais sobre os Censos 2007!

Divirta-se com as atividades do IBGE 7a12, inspiradas nos Censos 2007.

Visite a página dos Censos 2007 na Internet para ficar por dentro de tudo!


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística