Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Dia do Estatístico

As responsabilidades e atribuições do estatístico são regidas pela Lei nº 4.739, de 15 de julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto nº 62.497, que regulamentou o seu exercício profissional. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatística constituem as autarquias que têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de estatístico em todo o território nacional.

O ensino universitário do estatístico fundamenta-se em conhecimentos de Matemática Superior, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e disciplinas profissionalizantes. Quem optar por essa profissão, terá de ser capaz de utilizar técnicas para fazer levantamentos e análises de informações, planejar e realizar experimentos e pesquisas em vários setores, além de formular e promover a solução dos problemas mais complicados relativos à otimização de processos.

Para tanto, é necessário possuir uma sólida base matemática e habilidades no uso de computadores, boa comunicação oral e escrita, e ser uma pessoa aberta a aprender novos métodos de trabalho. Acima de tudo, saber trabalhar em equipe com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Para saber mais, clique:
Associação Brasileira de Estatística
Conselho Federal de Estatística
Escola Nacional de Ciências Estatísticas


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística