Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Dia Internacional da Mulher

Em 08.03.2017

Em 1975, a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a da sociedade, na maior parte do mundo.

Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de frequentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde feminina.

No Brasil, a população de mulheres é maior que a população de Homens,  51%  da população é composta por mulheres e 49% da população é composta por homens. O estado com o maior  percentual de mulheres é o Rio de Janeiro com 52, 88% . E o estado com o menor percentual de mulheres é o Tocantins com 49,39%.

A idade média das brasileiras ao se casar é  27 anos.

Metade das mulheres do Brasil (50%) é economicamente ativa* e a outra metade (50%) é não economicamente ativas. Das mulheres empregadas, 62% trabalham com carteira assinada, 18% são militares ou servidoras públicas estatutárias e 20% trabalham sem carteira assinada.

Os lares brasileiros, cada vez mais, estão sendo chefiados por mulheres. Em 1995, 23% dos domicílios tinham mulheres como pessoas de referência. Vinte anos depois, esse número chegou a 40%.

* População economicamente ativa: Pessoas de 15 anos ou mais que estão inseridas no mercado de trabalho ou tentando se inserir.

Fontes: IBGE- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD - 2015
IBGE- Estatísticas do Registro Civil - 2015


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística