Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Aniversário de Chapadinha (MA)

A região era primitivamente habitada por descendentes dos índios Anapurus, que se fixaram, em 1783, no lugar Aldeia, hoje dentro dos limites da Cidadecidade. Atraídos pela riqueza das terras, comerciantes se estabeleceram no local que foi denominado Chapada das Mulatas, nome originado pela configuração do terreno e a cor das primeiras mulheres ali chegadas.que ali chegaram.

Chapadinha que era um dosjá foi um dos maiores produtores de babaçu do estado do Maranhão. Atualmnte o município tem, como principal atividade econômica, o cultivo de gêneros agrícolas, principalmente a soja. O setor industrial, basicamente, se concentra na construção civil, olarias, e também metalurgia.

Igreja Matriz de Tutóia
Agamenon Pedrosa- http://www.sergioramos.com.br/tutoia/


A cidade possui um clima sub úmido e se localiza num local, onde o relevo é denominado chapada baixa com vegetação de campos e cerrado. A vegetação típica é o cerrado com uma composição florística diversificada. Chapadinha também é banhada por três rios: Rio Munim, Rio Preto e Rio Iguará.

Saiba mais em:
http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210320

Fontes
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=210320&search=||infográficos:-informações-completas
http://chapadinha.ma.gov.br/


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística