Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Aniversário de Itaberaba (BA)

Originalmente habitada pelos índios Maracás, Itaberaba é um município baiano conhecido como a capital da Chapada Diamantina, servindo de portal para essa região que se localiza às margens da BR-242, que liga a Bahia ao Distrito Federal. A cidade tem um comércio forte, onde se destacam indústrias de calçados, móveis e o cultivo de abacaxi, o que lhe rendeu o título de terra do abacaxi.

Praça
Prefeitura Municipal de Itaberaba


Historicamente, as primeiras referências da região são do século XVII, quando os governadores mandavam fazer entradas contra os índios da tribo Maracá, que desciam sobre os estabelecimentos portugueses. As expedições bandeirantes pelo Rio Paraguaçu deixaram algumas pequenas fortificações na margem direita. Depois de algumas batalhas contra as bandeiras, os indígenas foram vencidos e se retiraram para matas do sul do estado.

Conheça mais sobre Itaberaba no canal Cidades@ do portal do IBGE.

Fontes
http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=291470
http://www.itaberaba.ba.gov.br/


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística