Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Aniversário de Santa Luzia (MA)

Há quatro municípios com o nome de Santa Luzia no Brasil: na Bahia, em Minas Gerais, na Paraíba e no Maranhão. O dia 26 de março é o que marca a comemoração do aniversário de Santa Luzia, localizado no Maranhão.

Igreja Matriz
Wikimedia


O território onde fica o município era ocupado no passado por índios da tribo Guajajara. Em 1949, João Marques Oliveira, desbravador popularmente conhecido como “João Vaqueiro”, chegou à localidade denominada “Pau Santo” pertencente a esses índios. A receptividade não foi grande e João Vaqueiro acabou se deslocando para o sul da região até o lugarejo Batatal, pertencente a outra tribo Guajajara, mas dessa vez foi acolhido pelo Cacique João Francisco.

A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, que trazia consigo uma pequena imagem da santa de quem era devoto. Em 1952, com a chegada do agricultor Manoel Rodrigues Chaves, compadre de João Vaqueiro, a lavoura se expandiu, atraindo levas de imigrantes. Em 26 de março de 1961, ocorreu a instalação do município de Santa Luzia.

Fontes
http://www.santaluzia.ma.gov.br/?page_id=48
http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=211000


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística