Bem-vindo ao IBGE Teen, a página do IBGE voltada para o público jovem! Aqui você encontra informações estatísticas e geográficas sobre o país e a população, numa linguagem simples e direta.

Aniversário de Carapicuíba (SP)

Você sabe o que significa o nome da cidade de Carapicuíba? Segundo o professor Carlos Drumond, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP, dividindo a palavra, o que se tem é: “cará = peixe”, “picú = comprido” e “iba = ruim”; e significa “Cará comprido”, um peixe que não pode ser comido por ser venenoso.

Praça das Bandeiras
Fonte: Rogério Roque


Carapicuíba foi fundada junto de outras 11 aldeias pelo padre José de Anchieta por volta de 1580, mas pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana. Em 1928, a aldeia passou a ser distrito policial. E na década de 30, o povoado iniciou um pico de crescimento por conta do bom clima e das excelentes terras da região.

Em 1948, Carapicuíba foi elevada à categoria de Distrito de Paz, sendo desanexada do Município de Cotia e, no ano seguinte, integrou-se ao recém-criado município de Barueri como um de seus distritos. Após um período de batalha pela emancipação, porém, Carapicuíba conseguiu se tornar um município, em 26 de março de 1965.

Quer saber mais? Acesse: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=351060

Fontes:
http://www.carapicuiba.sp.gov.br/historico.php


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística